A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RF) cumprem mandados em uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (19), contra uma organização criminosa ligada ao contrabando de produtos eletrônicos do Paraguai.
Foram expedidos 70 mandados de prisão preventiva e 94 mandados de busca e apreensão. A Justiça Federal decretou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens vinculados aos suspeitos.
Além do estado do Paraná, a ação acontece também no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul.
A Receita Federal realiza a operação nas seguintes cidades do Paraná:
Marechal Cândido Rondon, Palotina, Terra Roxa, Foz do Iguaçu - Oeste e Sudoeste
Campo Mourão - Centro-Oeste
Cianorte, Indianópolis, Maringá, Rondon, Tapejara, Umuarama, Douradina, Loanda, Querência do Norte - Norte e Noroeste
De acordo com a Polícia Federal o transporte até o destino era realizado mediante uso de veículos de pequeno porte equipados com compartimentos ocultos ou através de caminhões, casos em que os volumes eram acondicionados em meio a cargas como frios e grãos.
A Receita Federal estima que, por conta do crime, houve um prejuízo de cerca de R$ 250 milhões nos últimos três anos. Além de prejuízo de cerca de R$ 130 milhões aos cofres públicos, rem razão de tributos sobre a importação que deixaram de ser recolhidos.