Paraná tem 819 casos confirmados de dengue
Agência Brasil

PREOCUPAÇÃO

Paraná tem 819 casos confirmados de dengue

Em 30/10/2019 - 10:53

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou o boletim atualizado da dengue, na tarde de terça-feira. E mostrou que mais um município entrou em situação de epidemia para a doença. Quinta do Sol, na região de Campo Mourão, registra 18 casos autóctones de dengue. Já estavam em epidemia os municípios de Inajá, agora com 32 casos, e Santa Isabel do Ivaí, com 43 casos. O município é considerado em situação de epidemia quando registra 300 casos para cada 100 mil habitantes, proporcionalmente. Em todo o Estado, são 819 casos confirmados. 89 a mais que no boletim anterior. Além de 7.530 notificações. O boletim começou a ser contabilizado no dia 28 de julho deste ano.

Na região Oeste do Estado, estão com risco alto climático da dengue Guaíra, Foz do Iguaçu, São Miguel e Santa Helena. Cascavel está com risco médio. Na regional de Foz do Iguaçu, 106 casos de dengue já foram registrado. E apenas no município de foz, 54 casos e 1008 notificações. Segundo a enfermeira da vigilância epidemiológica de Foz, Mara ripoli, os casos continuam aumentando, apesar das ações de conscientização, por diversos fatores.

 

Na regional de Cascavel, foram confirmados 26 casos de dengue. Só na cidade, 11 casos. E 190 notificações no período, desde 28 de julho. O último LirAa (Levantamento Rápido de índices para Aedes Aegypti) realizado em Cascavel e concluído no dia 16 de outubro mostrou infestação de 0,7% na cidade. Menor que o preconizado pelo ministério da saúde, de 1%. Mas, o número de casos da doença registrado ainda preocupa, principalmente porque cidades próximas a Cascavel estão com alto risco climático para doença, de acordo com a coordenadora do setor de Endemias de Cascavel, Ana Paula Barbosa.

Player Ouça a reportagem

Notícias da mesma editoria