Parque Nacional do Iguaçu pode ser privatizado
Divulgação

RESERVA AMBIENTAL

Parque Nacional do Iguaçu pode ser privatizado

Em 05/09/2019 - 11:14

Uma resolução do dia 21 de agosto, publicada nesta semana em diário oficial da união, deu parecer favorável à inclusão do Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as cataratas do Iguaçu, no Programa Nacional de Desestatização. Esse é o primeiro passo do governo federal para ceder os serviços de visitação à iniciativa privada, para fazer os serviços de proteção e gestão do local. A resolução inclui também o Parque Nacional de Jericoacara e do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O parecer foi assinado pelo ministro da Casa civil, Onyx Lorenzoni, e agora, o presidente Jair Bolsonaro poderá decidir ou não pela inclusão ou não das unidades para privatização.

O documento, publicado em diário oficial, ressalta como motivos desta inclusão dos parques, a necessidade de permitir que o governo concentre esforços em atividades em que a presença do estado seja fundamental para a consecução das prioridades nacionais, a necessidade de ampliar as oportunidades de investimento e de emprego no país e estimular o desenvolvimento econômico, e a necessidade de expandir a qualidade do serviço público de apoio à visitação, conservação, proteção e gestão da unidade de conservação dos parques nacionais.

Segundo a assessoria do Parque, a privatização, em si, não mudaria muito a realidade do local, porque a gestão do parque já é compartilhada. O atendimento ao público é todo feito por concessionárias.

No local, a dificuldade é principalmente com relação à segurança, já que são apenas três policiais ambientais para um parque com 300 quilômetros quadrados.

Player Ouça a reportagem

Notícias da mesma editoria