Segundo Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, se for levado em conta a modelagem apresentada pelo Ministério da Infraestrura, as novas concessionárias de pedágio no Paraná fariam investimento de R$ 42 bilhões, teriam custo de operacionalização de R$ 34 bilhões e faturamente, durante os 30 anos, de R$ 156 bilhões. "Na praça que, hoje, a tarifa é R$12,90, por exemplo, começaria o contrato custando R$ 9,71. Depois cairia para R$ 8,06. Após as obras, com o degrau tarifário, subiria para R$ 11,28", diz Grolli. O presidente da Coopavel disse que é possível reduzir as tarifas cobradas, atualmente, pela metade do valor. O lucro das concessionárias seria de R$ 80 bilhões ao longo dos 30 anos,cerca de R$2,6 bilhões por ano, no modelo apresentado pelo Ministério da Infraestrutura. "Comparando com Rio Grande do Sul, poderíamos ter uma tarifa de R$3,36, subindo para R$4,70 com o degrau tarifário. Ou seja, aqui no Paraná, se a tarifa custasse R$ 6,00, os ganhos das concessionárias já seriam excelentes. Não podemos aceitar esse modelo proposto aí, não podemos pagar essa conta de novo, se precisar vamos pra justiça", finaliza Grolli.

Pedágio
"A equação é simples, o pedágio no Paraná pode ser reduzido pela metade"
Por José Roberto Benjamin em 02/03/2021 - 12:09