O Consórcio Infraestrutura PR, único concorrente, formado pelas empresas EPR 2 Participações e Perfin Voyager Fundo de Investimento e que já administra concessões rodoviárias em Minas Gerais, foi o vencedor do Lote 2 do novo pedágio do Paraná, leiloado no início da tarde desta sexta-feira (29), na Bolsa de Valores de São Paulo.
Esse grupo já havia participado do leilão do Lote 1, realizado em agosto último e vencido pelo grupo Pátria com 18,25% de desconto. Na ocasião ele havia ofertado um desconto de 8,3%, e agora venceu o Lote 2 com um desconto praticamente irrisório: apenas 0,08% sobre as tarifas fixadas no edital.
Ainda assim, no entanto, de acordo com cálculos do Governo do Estado a tarifa por quilômetro rodado ficará 56% abaixo do valor que estaria sendo cobrado hoje caso o modelo do antigo Anel de Integração ainda estivesse em vigor. Além disso, o grupo terá que investir R$ 10,8 bilhões ao longo de 30 anos de contrato.
O lote leiloado nesta sexta é o maior de todos os seis - os outros quatro serão ofertados na Bolsa só no início do próximo ano - e compreende 605 km de rodovias, com trechos da BR-153, BR-277, BR-369 e das rodovias estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855, abrangendo as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. Serão, ao todo, sete praças de pedágio: em São José dos Pinhais, Carambeí, Jaguariaíva, Sengés, Quatiguá e Jacarezinho.
O edital desses trechos prevê 356 km de duplicação de rodovias, 79 km de faixas adicionais, 38 km de vias marginais, 55 passarelas e 150 paradas de ônibus.