Coordenadores e professores da Univel, envolvidos no Projeto Rondon, destacaram a viagem precursora ao estado de Minas Gerais, neste mês de outubro, em entrevista à CBN Cascavel nesta quarta-feira (27). A Operação Rondon em Montes Claros, entre outros municípios mineiros, está prevista para iniciar em janeiro de 2022. Cerca de 250 estudantes e professores universitários trocaram o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades.
Nos últimos 16 anos, o Projeto Rondon realizou 85 operações, em 1.249 municípios, de 24 unidades da federação. Nessas operações, contou com 2.371 participações de instituições de ensino superior e 23.653 Rondonistas (universitários e professores), capacitando mais de 2 milhões de pessoas em todo o Brasil.
Operação Rondon das Gerais
A Operação Rondon das Gerais atenderá 12 (doze) municípios e terá como centro regional a cidade de Montes Claros. São eles Botumirim, Campo Azul, Cristália, Engenheiro Navarro, Grão Mogol, Ibiaí, Ibiracatu, Josenópolis, Olhos D'água, Ponto Chique, Ubaí e Varzelândia. Participam da ação universidades públicas e privadas dos estados do ES, SP, PR, MG, MT, MS, RJ, RS e SE.
A iniciativa envolve o Ministério da Defesa, por meio da Coordenação-Geral do Projeto Rondon, o governo de Minas Gerais, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e o 55º Batalhão de Infantaria do Exército.
Cada município receberá, por 12 dias, duas universidades com 10 integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos por equipe. As duas equipes trabalharão com oficinas de diferentes áreas do conhecimento, divididas por:
- Conjunto “A” – Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; e
- Conjunto “B” – Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
O projeto Rondon iniciou as atividades em Minas Gerais em 2006, com a Operação Minas Gerais. Desde então já ocorreram mais cinco operações: Centenário da Comissão Rondon (2007); Norte de Minas – Salinas e Norte de Minas – Montes Claros (2008); Verão (2009) e Catopê (2014).
Ações multiplicadoras
O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho político e estratégico do Governo Federal. Coordenada pelo Ministério da Defesa, tem o propósito de contribuir com o desenvolvimento da cidadania, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social, a redução de desigualdades regionais e o fortalecimento da Soberania Nacional. Consolidando-se como instrumento eficaz na promoção do desenvolvimento sustentável e na capacitação da população dos municípios atendidos.
Nos últimos 16 anos, o Projeto Rondon realizou 85 operações, em 1.249 municípios, de 24 unidades da federação. Nessas operações, contou com 2.371 participações de instituições de ensino superior e 23.653 Rondonistas (universitários e professores), capacitando mais de 2 milhões de pessoas em todo o Brasil.
Parceria
Além do Ministério da Defesa, contribuem para o Projeto os seguintes ministérios: Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Educação; Cidadania; Saúde; Meio Ambiente; Desenvolvimento Regional; e Secretaria de Governo da Presidência da República.