O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou nesta segunda-feira (19) a solenidade de diplomação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e de seu vice, Darci Piana, que comandarão o Poder Executivo Paranaense por mais quatro anos. A cerimônia aconteceu no Grande Auditório do Teatro Positivo, em Curitiba, e serviu para que a Justiça Eleitoral ratificasse o resultado das eleições de 2022.
A diplomação é o último dos ritos da Justiça Eleitoral antes da posse dos eleitos e serve para reforçar a lisura de todo o processo envolvendo as eleições. Ela confirma a aptidão dos candidatos para ocuparem os cargos para os quais foram eleitos, pois só ocorre após a aprovação do registro das candidaturas e da aprovação das contas de campanha dos candidatos.
O governador aproveitou o momento para agradecer novamente à maior parte da população paranaense que o reelegeu com a maior votação total da história do Estado.
Ao falar sobre os próximos quatro anos, o governador lembrou algumas marcas já alcançadas e garantiu que vai continuar trabalhando para que o Estado seja um protagonista em níveis nacional e internacional.
Na avaliação do presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, as eleições transcorreram com tranquilidade no Paraná. Todos os diplomados assumirão os cargos para os quais foram eleitos.
Os primeiros a serem diplomados foram os suplentes dos deputados estaduais.Os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná receberam o diploma que oficializa o resultado das eleições e os habilita a assumir o cargo. Depois dos suplentes, foram diplomados os 30 Deputados Federais, que vão representar o Paraná em Brasília. Depois dos Deputados Federais, foi a vez do Senador eleito Sergio Moro receber o diploma. Os últimos a serem diplomados foram vice-governador Darci Piana e o Governador reeleito Ratinho Junior.
Ao todo, quatro deputados federais e seis deputados com domicílio no Oeste paranaense foram diplomados ontem (19) e, portanto, estão aptos a assumir, em 1º de janeiro do próximo ano, os mandatos para os quais foram eleitos em outubro último. A nova bancada oestina será composta pelos deputados federais Fernando Giacobo, Vermelho, Dilceu Sperafico e Nelsinho Padovani, e pelos estaduais Professor Lemos, Marcel Micheletto, Oziel Luiz Batatinha, Gugu Bueno, Marcio Pacheco e Mateus Vermelho.
Mas também foram diplomados os três primeiros suplentes de cada partido ou federação partidária, e neste caso o Oeste paranaense conseguiu emplacar um time com exatamente o mesmo número. São eles os federais Hermes Frangão Parcianello, Evandro Roman, Renato Silva, Luciano Alves e Elton Welter, e os estaduais Lúcio de Marchi, Rafael Moura, Rômulo Quintino, Soldado Fruet Paulo Porto - o Coronel Lee aparecia inicialmente também como suplente, mas essa informação que era equivocada já que o partido dele não elegeu ninguém.
A diplomação, vale lembrar, é condição indispensável para que o candidato possa assumir o mandato eletivo ao qual concorreu, e no caso dos suplentes é para que estejam aptos caso sejam convocados a uma interinidade pela ausência de algum titular, que pode se dar por diferentes motivos, como cassação, falecimento ou convocação para assumir outra função pública