Seis cidades paranaenses estão entre as 50 com melhores condições para empreender em todo o Brasil no ano de 2023, de acordo com relatório produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), órgão vinculado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. A primeira cidade a aparecer na lista é Curitiba, em sétimo lugar, seguida por Maringá, Londrina, São José dos Pinhais, Cascavel e Ponta Grossa.
Chamado de Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), o ranking existe desde 2014 e leva em consideração sete indicadores construídos, tendo como referência cinquenta critérios objetivos das condições que afetam o empreendedorismo nos municípios.
Na 30ª posição geral, a cidade de Cascavel se destaca pelo Ambiente Regulatório, ocupando a 12ª colocação nesse indicador, além de Infraestrutura (28ª), Acesso à Capital (29ª) e Inovação (29ª). Este último critério leva em conta quesitos como a concentração de talentos no mercado de trabalho local, financiamento de ações de inovação e a infraestrutura tecnológica disponível.
O ICE serve como um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia dos municípios a partir do fomento à atividade empreendedora, Também é uma fonte de consulta para empreendedores que desejam expandir os seus negócios para ambientes mais favoráveis.