Silencioso e perigoso: Glaucoma atinge 80 milhões de pessoas no mundo e pode levar à cegueira
Assessoria

Saúde

Silencioso e perigoso: Glaucoma atinge 80 milhões de pessoas no mundo e pode levar à cegueira

Por Cristina em 01/06/2021 - 18:00

 

            Uma doença silenciosa que pode se desenvolver durante meses ou até anos, sem apresentar nenhum sintoma. Esse é o Glaucoma, problema que acomete o nervo óptico e é geralmente provocado pela elevação da pressão intra-ocular. O Glaucoma não tem cura e pode até levar à cegueira, caso não seja devidamente diagnosticado e tratado de maneira adequada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 80 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a enfermidade, cerca de 1% a 2% da população mundial. No Brasil, estima-se que o Glaucoma atinja aproximadamente 1 milhão de pessoas.

De acordo com o oftalmologista, Dr. Guilherme Guedes, os sintomas só aparecem na fase mais avançada da doença, quando por exemplo a pessoa começa a esbarrar nos objetos, pois está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados). 

 

 

Ele falou à Rádio CBN Cascavel (93,9), nesta segunda-feira (31/05), quando participou do programa CBN Cascavel 2ª edição (2ª à 6ª feira, das 14h às 16h). O dr. Guilherme afirma que “o acompanhamento periódico com um especialista, é vital e que o ideal é fazer uma consulta anual pelo menos”.

 

Com assessoria 

 

Player Ouça ouça o áudio
Player Ouça parte 2

Notícias da mesma editoria