Na última semana, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) recebeu em Brasília os reitores e diretores de Institutos dos Institutos e Universidades Federais dos Paraná. O objetivo do encontro foi entregar demandas das instituições de ensino técnico e superior para o ministério da educação.
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu, explicou que o encontro faz parte de uma articulação para reafirmar seus compromissos com a educação do Paraná. "Convidamos os diretores e reitores dos Institutos e Universidades Federais do Paraná para que eles apresentem suas demandas ao MEC. O Paraná vai se beneficiar desse investimento que está sendo feito na educação", afirmou.
Ensino Técnico e Profissional
No encontro os representantes de 13 campis dos Institutos Federais do Paraná, levaram demandas ao secretário de educação profissional e tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, que destacou o trabalho do governo Lula com a educação pública.
Entre as prioridades, esteve o campus do IFPR de Pitanga, que está com obras paralisadas. O diretor da instituição, Maicon Rogério de Souza, levou ao secretário o pedido de investimentos para a conclusão das obras de um bloco didático, que ao todo receberá o investimentos de R$ 1,5 milhão. "Há 3 anos as obras do instituto estão paralisadas, infelizmente nossos alunos estão estudando em salas de aula improvisadas. Agora, estou muito feliz pois levarei boas notícias para nosso Instituto Federal", afirmou o diretor.
Universidades Federais
Na mesma semana, o deputado também recebeu os reitores dos campi da UFPRs, UFFS e UTFPRs que também ouviram a Secretária da Educação superior, Denise Pires de Carvalho, e entregaram suas demandas à SESU.
O Reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho, comentou que a carreira dos professores da instituição não se completou. "É necessário abrir novas vagas de concursos para reposição do quadro de decentes, muitos professores estão se aposentando e desde 2015 não temos efetivação de novos docentes. Agradecemos ao deputado Zeca Dirceu pelas emendas parlamentares e por sempre atender nossos campi", afirmou o reitor.
A secretária agradeceu ao parlamento pela aprovação da PEC da Transição, que proporcionou recursos para atender a instituições públicas de ensino superior. "A SESU estava totalmente sem dinheiro e desde o dia 9 de janeiro, quando cheguei aqui, estamos trabalhando para superar o desmonte da educação que foi feito nos últimos anos. Agora, vamos trabalhar para atender as demandas de vocês, especialmente as instituições federais que estão "na ponta" dos estados", afirmou a Secretária Denise.