Ciência nossa de todos os dias
Pesquisa é coisa séria. O conhecimento científico aplicado a vida prática é que o que permite alterar a realidade e soluciona problemas. A tecnologia que você vê aplicada no cotidiano é fruto do conhecimento científico.
O fator determinante do que somos e podemos ser na superação dos nossos problemas é responsabilidade da ciência, do conhecimento acumulado ao longo dos anos.
Se há alguma dúvida de qual é o papel da escola, da educação, é a transferência de parte do conhecimento acumulado pela humanidade para garantir que o futuro seja melhor e a qualidade de vida do ser humano também.
O conhecimento científico é um patrimônio que uma sociedade não pode descuidar, deve ampliar e manter. Um legado tão importante quanto o território nacional e todas as suas riquezas naturais. Inclusive, para preservar esta natureza tem que se desenvolver ciência.
Há cientistas próximos de nós
Desta forma e neste sentido, um dos maiores pesquisadores do mundo, Ângelo Agostinho, é uma maringaense e está entre os 10 maiores do país na área de Ecologia e Evolução e um dos 900 cientistas do mundo.
Como Ângelo, mais 21 pesquisadores paranaenses de destacam internacionalmente. Eles estão ligados as universidades estaduais do Paraná. O levantamento foi feito pela plataforma acadêmica internacional Research.com.
Estes pesquisadores lutam diariamente para manter seu trabalho. A falta de recursos para a manutenção e desenvolvimento das pesquisas é o maior desafio. Muitas vezes maior do que o objeto a ser investigado.
A ciência por todo o lado
Nossa vida precisa de mais racionalidade científica. Nossos problemas precisam ser analisados com conhecimento e capacidade de intervenção lógica para chegarmos a uma solução definitiva.
O grande mal da atualidade é que vivemos de sensações. De nosso cotidiano contaminado por análises precárias e superficiais. Frequentamos os bancos escolares para uma formalidade e não para desenvolvermos um conhecimento de fato. Somos limitados no que observamos e por isso nos contaminamos com distorções.
Precisamos reconhecer os cientistas, incentivar a ciência e termos a melhor resposta.