O avião de pequeno porte que transportava a família do médico Cascavelense Eduardo Philippi caiu no fim da tarde deste domingo (17), em Espigão Azul, distrito de Cascavel. Além do médico cardiologista, morreram a filha dele mais nova Fernanda Philippi e o piloto Magnus Padilha, na hora da queda. A esposa do médico, Graziela foi socorrida e encaminhada em estado grave ao HU. A família retornava do litoral catarinense. O corpo de Magnus Padilha está sendo velado na capela Master da ACESC. Já os corpos de Eduardo Philippi e Fernanda Philippi estão sendo velados no Country Clube.
CONFIRA, NA ÍNTEGRA, A NOTA DA FORÇA ÁREA BRASILEIRA, QUE VAI INVESTIGAR O ACIDENTE:
Investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), estão se deslocando para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-JQZ, que aconteceu neste domingo (17/11), nas proximidades de Cascavel (PR).
A Ação Inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.
A investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.
A necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigação. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo CENIPA terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente.
CONFIRA, NA ÍNTEGRA, NOTA DA ANAC (AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL) SOBRE A AERONAVE:
Conforme os dados da aeronave acidentada, a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) venceu no último dia nove (09/11), porém, o proprietário e operador ainda possuem 30 dias após o vencimento para regularização desta documentação junto à ANAC. As investigações sobre as causas do acidente são conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Aeronáutica. Em relação ao plano de voo, este é informado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), também da Aeronáutica. Qualquer outro ilícito sobre a operação da aeronave que não esteja relacionado à aviação civil cabe à Polícia Civil evidenciar.
Matrícula PTJQZ
Proprietário:
NILO LAERSE DE REZENDE
Operador:
NILO LAERSE DE REZENDE
Fabricante:
BEECH AIRCRAFT
Ano de Fabricação:
1974
Modelo:
V35B
Número de Série:
D-9636
Tipo ICAO:
BE35
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MNTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem:
1542 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
005
Tipo de voo autorizado:
IFR Noturno
Categoria de Registro:
PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS
Número dos Certificados (CM - CA):
7759
Status da Operação:
OPERAÇÃO NEGADA PARA TÁXI AÉREO
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência:
22/05/19
Data de Validade do CA:
11/02/20
Data de Validade da IAM:
09/11/19