O Instituto Água e Terra (IAT) de Cascavel está promovendo uma ação solidária para ajudar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul: a troca de mudas de espécies nativas do Paraná por alimentos não perecíveis.
A iniciativa, que integra a campanha SOS RS, visa arrecadar uma tonelada de alimentos e conta com a participação dos 21 escritórios regionais do IAT no Estado, além da sede principal em Curitiba, conforme explica a engenheira florestal e coordenadora do Viveiro Regional de Cascavel, Aline Heberle.
O IAT possui dois laboratórios de sementes e 19 viveiros florestais para a produção de mais de 100 espécies florestais nativas, como araucária, ipê, araçá, cedro-rosa e árvores frutíferas, distribuídas gratuitamente por todo o Estado.
Esses viveiros estão à disposição da população paranaense para recuperação dos processos ecológicos de áreas degradadas e alteradas. Além disso, com a oferta das mudas nativas, os produtores rurais recebem o apoio que necessitam para recuperar suas Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal para se adequarem à legislação ambiental.
Em relação a campanha Troca Solidária os interessados podem ir até a sede do Escritório Regional do IAT em Cascavel, Na Rua Afonso Pena, 1766, no Centro, até próxima sexta-feira (10), das 08h da manhã às 17h da tarde. Cada quilo de alimento dá direito a uma muda de planta.