Cascavel pode receber refugiados da Ucrânia
Foto: arquidiocese de Cascavel

Saúde

Cascavel pode receber refugiados da Ucrânia

Por Fran Tiem em 07/03/2022 - 17:53

Cascavel pode fazer parte da lista de cidades que receberão refugiados ucranianos. Segundo Acnur, a agência de refugiados da ONU (Organização das Nações Unidas), o êxodo de ucranianos já representa quase 2% dos refugiados no mundo. Já são mais de 1,5 milhão de ucranianos que buscam uma nova vida em outros países, após a invasão russa.

A decisão desses refugiados virem para Cascavel depende da Representação Central Ucraniano Brasileira de Curitiba, que está organizando a mobilização. Conforme informações repassadas por integrantes da comunidade em Cascavel, assim que a igreja tiver os cadastros e demais informações, uma equipe deve ser montada na cidade para receber os refugiados. Porém, tudo ainda está sendo discutido.

Colaborações via Pix

Por enquanto, os trabalhos estão concentrados em ajudar por meio de colaboração financeira, via Pix. A campanha humanitária Brasil-Ucrânia conta com 20 entidades representativas, entre sociedades, clubes e igrejas ucranianas. A mobilização tem apoio do governo do Paraná, que foi acionado pela organização para ajudar no envio de remédios e insumos hospitalares à Ucrânia. O estado tem cerca de 480 mil imigrantes e descendentes de ucranianos, a maior colônia do Brasil.

O grupo abriu uma conta bancária para receber doações em dinheiro. As doações podem ser feitas em Pix na chave do CNPJ 78.774.668.0001-83 da Representação Central Ucraniano Brasileira (RCUBRAS). A ajuda também pode ser feita por depósito: banco 104 (Caixa Econômica), agência 1628, operação 013 (poupança), conta 00010493-0. A organização da campanha pede para que as doações sejam feitas com dígitos de centavos. Por exemplo: se a doação for de R$ 100, o doador deve preencher o campo como R$ 100,01.

Assessoria 

Notícias da mesma editoria