Com alto risco de infestação, Saúde convoca população a intensificar combate à dengue
Imagem Secom

Saúde

Com alto risco de infestação, Saúde convoca população a intensificar combate à dengue

Por Fran Tiem em 16/03/2023 - 12:00

O risco de Cascavel ter uma epidemia de dengue no futuro e repetir o cenário dramático do último ano é real. Isso porque conforme o resultado do 2º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido e Amostral) do ano, o Município está com índice de 4,3% de infestação da dengue, enquanto o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%. 

Com esse panorama, Cascavel agora está em alto risco, algo extremamente preocupante e que acende o alerta para que a população intensifique os cuidados no combate ao mosquito. O levantamento foi realizado em 4.772 imóveis, em todas as regiões da cidade, durante três dias. Os dados foram apresentados durante coletiva nesta quinta-feira (16), na Prefeitura. 

O secretário de Saúde, doutor Miroslau Bailak, reforça que as condições climáticas, com chuvas frequentes e altas temperaturas, têm sido o cenário favorável à proliferação do mosquito, o que reforça a necessidade da faxina semanal nas residências e comércios, eliminando qualquer item que possa acumular água e que pode se tornar um criadouro da dengue.

Player Ouça

Outro assunto tratado pelo secretário é que no próximo sábado (18), várias clínicas que prestam serviço à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) estarão realizando exames complementares de imagens e outros com recursos das emendas impositivas apresentadas pelos 21 vereadores de Cascavel.

 Cada vereador destinou R$ 100 mil em emendas impositivas para a realização de cirurgias eletivas e exames complementares, o que totaliza um valor de R$ 2,1 milhões.

 

O secretário de Saúde, Miroslau Bailak, lembra que o município não tem legalmente como usar recursos próprios ou do SUS para a realização de cirurgias e exames complementares, a não ser em situações como esta, disponibilizada por meio de emendas dos vereadores.

 “Os vereadores foram extremamente felizes em destinar esses valores para que possamos utilizar esses recursos para fazermos cirurgias. Nos antecipamos e já fizemos cerca de 1.200 exames complementares e 68 cirurgias até agora”, afirmou o secretário.

 Os recursos vão possibilitar a realização de exames como tomografia, colonoscopia, ultrassonografia, entre outros, além de cirurgias.

Notícias da mesma editoria