Os investimentos serão de mais de R$ 20 bilhões, segundo Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Grupo de Trabalho Ferroviário do Estado do Paraná. "Estamos numa fase de estudos; o valor parece grande, entretanto, estamos prevendo uma subconcessão de 60 anos", diz Fagundes. "É uma grande conquista para o estado do Paraná", diz Michel Lopes, presidente da Acic.
Governo e Itaipu formalizaram convênio de R$ 193 milhões para obras em Guaíra e Cascavel. Contorno de Guaíra: R$ 65.845.507,26. Ponte de Guaíra: R$ 26.171.923,85. Contorno e acesso de Cascavel: R$ 101.558.972,39. O convênio tem prazo de 930 dias, prorrogáveis. Principal produtor de soja do Paraná, Cascavel será o hub logístico da Nova Ferroeste. A previsão, de acordo com os estudos preliminares de traçado e demanda, é que pelo terminal de transbordo já instalado no município passem mais de oito milhões de toneladas de grãos por ano. Essa estimativa integra o documento técnico sobre o modal, apresentado nesta quinta-feira para parte do setor produtivo do município, em reunião na sede da Acic, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel. A ferrovia que vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá terá 1.285 quilômetros de extensão.