Força Aérea Brasileira investiga queda de avião em Cascavel
Divulgação

ACIDENTE

Força Aérea Brasileira investiga queda de avião em Cascavel

Em 10/06/2019 - 11:54

O acidente registrado no sábado, da queda de um avião monomotor em Cascavel, será investigado pela Força Aérea Brasileira. O trabalho ficará a cargo do quinto Seripa (serviço regional de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos), órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de acidentes aeronáuticos) da força aérea. Segundo nota encaminhada pela assessoria de imprensa da FAB, o processo de investigação começa com a fotografia das cenas, retirada de partes da aeronave para análise, reunião de documentos e também relatos de pessoas que observaram o fato.

De acordo com a assessoria, a investigação realizada tem o objetivo de prevenir que novos acidentes, com as mesmas características, ocorram. A investigação deve ocorrer em menor tempo possível, mas não há prazo determinado, devido a necessidade de levantamento de diversas informações.

O avião Vans RV 10 saiu de Valinhos, em São Paulo, para pousar no clube ultraleve, que fica no Bairro Parque Verde, em Cascavel. Em uma tentativa de pouso, o avião caiu em um milharal, nas proximidades de dois condomínios, na tarde de sábado. Uma força tarefa do Corpo de Bombeiros foi montada para o resgate das vítimas e também para evitar incêndio, por conta do combustível da aeronave. O trabalho foi intenso, conforme explica a tenente Marcela Schwendler.

Jonatan da Silva Brandiolin, de 25 anos, Jocieli Saki, de 21 anos, Luiz Sérgio Estesqui, de 31 anos e Loslei Robson Lauer, de 37 anos, estavam no avião. Loslei era o piloto e Luiz o dono da aeronave. No local, eles não deram declarações sobre o acidente. Os pedaços do avião foram recolhidos ainda no fim de semana para averiguação. A equipe da Força Aérea Brasileira que vai investigar o acidente deve chegar ainda nesta segunda-feira na cidade.

 

Confira, na íntegra, a nota da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), sobre o acidente:

 

A aeronave acidentada no sábado é de caráter experimental. Uma aeronave experimental é caracterizada por ser de construção amadora, que não é submetida a uma longa campanha de testes, diferentemente de um avião com certificado de aeronavegabilidade convencional. As aeronaves experimentais são restringidas a voar sob áreas pouco povoadas, ou em alguns casos específicos, em áreas completamente isoladas. O transporte de pessoas e bens com fins lucrativos é proibido. Em virtude dessas restrições, normalmente se utiliza tais aeronaves para lazer ou para experimentar novos conceitos.

 

As investigações de acidentes com aeronaves experimentais ficam sob responsabilidade da polícia.

Player Ouça a reportagem

Notícias da mesma editoria