Fosso digital
CBN Maringá

Opinião

Fosso digital

Por Gilson Aguiar em 07/07/2021 - 09:27

Dois terços das crianças e adolescentes do mundo não tem acesso a internet. São 1,3 bilhão de pessoas sem contato digital com o mundo. Vivendo uma realidade sem acesso as possibilidades que a virtualidade oferece. As oportunidades são maiores quando cai na rede mundial de computadores.

Os desconectados no mundo, entre 15 e 24 anos é de 63%. Um número preocupante quando a idade exige qualificação para se ter possibilidades no futuro. É possível “viajar” o mundo nos canais da internet e, infelizmente, não se ir a lugar algum sem as possibilidades que o as ferramentas digitais oferecem.

No Brasil a situação não é confortável. Quando menor a renda maior o distanciamento da conexão. Um terço dos domicílios do país não tem acesso à internet. A educação dos filhos durante a pandemia se torna impossível. As famílias não têm qualificação o suficiente para poder dar aos filhos suporte na ausência da orientação dos professores. A realidade da limitação familiar é gritante quando a questão é a educação.

O contraste entre as regiões brasileiras quando se fala em acesso a internet é nítido. Enquanto em regiões como o Sudeste 8 em cada 10 pessoas tem, de alguma forma, acesso ao mundo digital, no Nordeste este número cai de 6 para cada 10.

Ironicamente podemos nos informar desta desigualdade no mundo digital. Podemos discutir, entender e temer o futuro sem a inclusão de todos na rede mundial de computadores. Porém, este conteúdo não é acessível aos que vivem a realidade, mas não podem conhecê-la por não terem acesso ao mundo digital. Exclusão é isso.

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria