Laudos entregues pelo Inmetro (Istituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), por meio do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), atestam que os hidrômetros instalados em Cascavel estão funcionando adequadamente.
As análises foram entregues na tarde desta quarta-feira, à diretoria da Sanepar em Curitiba.
No início do ano, diversas reclamações foram registradas pela população que precisou trocar o registro de água, porque o valor da conta e o gasto de metros cúbicos haviam aumentado a partir da mudança de hidrômetro.
Mais de quarenta relatórios de moradores de Cascavel e região chegaram à Comissão de Direitos do Consumidor da Câmara de Vereadores de Cascavel, que promoveu até uma reunião para pedir providencias da Sanepar com relação ao assunto. A Comissão diz que vai continuar as investigações, mesmo com o resultado da análise.
44 aparelhos foram encaminhados pela Sanepar para esta análise. E o resultado do laudo diz que 33 foram classificados como normais, 10 apresentaram medição menor que o consumo real, e em um deles não houve condição de fazer a análise, porque estava com avarias.
A Sanepar ressalta ainda que, em todos os endereços reclamados, houve vistoria e em todos os locais foram registrados indícios de vazamentos.