O futuro não é dos jovens
CBN Cascavel

Opinião

O futuro não é dos jovens

Por Gilson Aguiar em 14/03/2023 - 08:41

Há idade para alguém querer iniciar uma faculdade? Qual a sua opinião?

Você considera que o mundo é dos jovens, faculdade é para a moçada e uma graduação não deve ser pensado para quem tem mais de 40 ou 50 anos?

Uma aluna do primeiro semestre de Biomedicina em Bauru, no interior de São Paulo, tem 44 anos e foi ironizada por “colegas de curso”.

Claro, a maioria dos alunos do curso de Biomedicina se solidarizaram com Patrícia Linares. Que antes de cursar a faculdade foi comerciante. Teve sua empresa fechada, com tantas outras, no auge da Pandemia.

Mas, a discriminação existe. E em vídeo gravado, duas alunas ironizam a idade da estudante e afirmam de forma chocosa que ela deveria ter a matrícula trancada, que ter mais de 40 anos e fazer um curso superior. Segundo quem ironizou, ela, aluna com mais de 40, deveria estar aposentada.

Você deve estar considerando óbvio que o fato é algo isolado. Na maioria das vezes, ambientes de formação superior, ou mesmo profissional, as pessoas com mais idade são tratadas com respeito e como iguais. As coisas não são bem assim.

Há uma discriminação declarada e velada em relação as pessoas de mais idade.

Ironicamente, o país nunca foi tão velho como agora e tem a maioria das pessoas com mais de trinta anos, são 56,1% da população. Os que tem mais de quarenta anos, são 40% dos brasileiros. E eles estão ativos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mas, por que temos a idolatria da juventude?

O desejo da juventude eterna é lenda e nunca fato. Todos vão envelhecer. Voltando a falar dos números do IBGE, nos próximos 20 anos, os com mais de 60 anos serão 25% da população.

Envelhecer faz parte da regra e é importante que a sociedade se adapte a isso. O futuro não é dos jovens e sim dos mais velhos. Eles serão fundamentais em todas as atividades sociais. Eles devem ocupar cada vez mais espaços também nas instituições de ensino superior.

Sempre bom lembrar que se vai viver cada vez mais. A perspectiva de vida no Brasil está crescendo. E deve aumentar nas próximas décadas. Hoje é 77 anos.

Há o melhor e o pior de se viver muito. Depende de como se vai chegar lá. Hoje, os que tratam com preconceito os mais velhos chegarão lá. Serão chatos e sem educação. Neste caso, quem suporta alguém assim e para que viver tanto?

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria