Para amenizar os impactos das obras que estão em andamento no Trevo Cataratas/Trevo Alsir Pelissaro aos municípes, a Transitar deu mais um passo esta semana na melhoria dos trajetos alternativos no perímetro urbano, concluindo a sinalização vertical das vias que estão desafogando o desvio no anel viário construído ao redor das obras. A dica do órgão municipal de trânsito é para que os moradores da cidade evitem esse anel nos deslocamentos diários e optem por vias urbanas alternativas.
Para isso foram sinalizados os trajetos entre os bairros que já estão sendo utilizados e serão até o fim das obras, interligando regiões com maior segurança e fluidez por meio do Viaduto Olindo Periolo, facilitando o acesso à população a pontos estratégicos como a UPA Veneza, por exemplo, no Bairro Cascavel Velho, evitando usar ass travessias em nível no Trevo da Portal e no Trevo Cataratas.
Opte pela Rua Medianeira
A principal via para este trajeto mais seguro é a Rua Medianeira, que liga a marginal da BR-467 à Rua Olindo Periolo, atravessando a Avenida Brasil. A via já foi sinalizada com mudança de preferencial e agora está recebendo sinalização semafórica. O equipamento começou a ser instalado ontem (16), com previsão de entrar em funcionamento em até dez dias.
“A Rua Medianeira liga bairros da região norte ao sul/sudeste e, por ser uma via estruturada, se tornou a mais importante como rota alternativa no perímetro urbano para que os moradores evitem o intenso fluxo de veículos do anel viário no desvio do Trevo. No Bairro Pacaembu ela foi transformada em preferencial e do lado do Bairro Cataratas já funciona como preferencial em praticamente todo o trajeto, sendo uma alternativa para desafogar o trânsito do Viaduto da Rocha Pombo, com o desvio pela marginal da BR-467”, reforça a presidente da Transitar, Simoni Soares.
Saindo do Bairro Cataratas, por exemplo, a Rua Medianeira dá acesso aos bairros Presidente, Jardim Itália, Cascavel Velho e adjacências em poucos minutos.
Nova sinalização vertical
Esse trajeto da Medianeira para a região sul/sudeste e as demais vias alternativas já estão sinalizados e agora também contam com novas placas orientativas. Ao todo foram instaladas esta semana 14 placas baixas, verticais, nas principais vias que ligam uma região a outra. Hoje (17) a equipe de sinalização concluiu os trabalhos instalando duas placas em pórticos, sendo a primeira na Avenida Brasil, antes da Rocha Pombo, indicado o acesso a Foz do Iguaçu e a outra após Rocha Pombo, entre a Rua Martin Afonso de Souza - sentido centro/Trevo Cataratas, indicando o acesso à UPA Veneza via Olindo Periolo.
Confira as dicas
- Para quem está no Centro e segue para o Cascavel Velho, onde está localizada a UPA Veneza:
Opção 1: Avenida Brasil – Rua Martin Afonso de Sá – Rua Olindo Periolo e de lá acessa a Rua Áustria ou a Rua Comil para chegar à UPA Veneza.
Opção 2 - Rua Medianeira a partir da Avenida Brasil até a Rua Olindo Periolo e depois a Áustria ou a Comil.
Centro, via Av. Brasil – sentido Foz:
- Av. Brasil – Av. Rocha Pombo - Rua Waldemar Casagrande (via Lago Municipal). A dica é evitar a Rua Estados Unidos para não sair no Trevo da Portal.
Lago Municipal – sentido região sul:
- Avenida Rocha Pombo – Rua Olindo Periolo - Viaduto Olindo Periolo;
Região Sul (Cascavel Velho) – Centro:
- Para quem está na Rua Itália (principal via do bairro): Acessar a Rua Áustria e depois o Viaduto Olindo Periolo;
- No sentido inverso da Rua Itália, acessar a Rua Guilherme Cerioli;
- Evitar a utilização da Rua Veneza/Trevo da Portal.
Região Norte – Bairro Cataratas
- Melhor alternativa para a acessar o Centro e a região sul (UPA Veneza): Rodovia BR-467 (sentido Toledo) - Avenida Rocha Pombo - Rua Olindo Periolo.
Chame a Ouvidoria da Engenharia
A Ouvidoria de engenharia de trânsito da Transitar pode ser acionada para dúvidas e sugestões pelo telefone 98431-6370.