Rotas alternativas urbanas recebem reforço na sinalização vertical para indicar travessias seguras

Trevo Cataratas

Rotas alternativas urbanas recebem reforço na sinalização vertical para indicar travessias seguras

Por Redação via Assessoria em 17/09/2021 - 19:33

Para amenizar os impactos das obras que estão em andamento no Trevo Cataratas/Trevo Alsir Pelissaro aos municípes, a Transitar deu mais um passo esta semana na melhoria dos trajetos alternativos no perímetro urbano, concluindo a sinalização vertical das vias que estão desafogando o desvio no anel viário construído ao redor das obras. A dica do órgão municipal de trânsito é para que os moradores da cidade evitem esse anel nos deslocamentos diários e optem por vias urbanas alternativas.

Para isso foram sinalizados os trajetos entre os bairros que já estão sendo utilizados e serão até o fim das obras, interligando regiões com maior segurança e fluidez por meio do Viaduto Olindo Periolo, facilitando o acesso à população a pontos estratégicos como a UPA Veneza, por exemplo, no Bairro Cascavel Velho, evitando usar ass travessias em nível no Trevo da Portal e no Trevo Cataratas.

Opte pela Rua Medianeira

A principal via para este trajeto mais seguro é a Rua Medianeira, que liga a marginal da BR-467 à Rua Olindo Periolo, atravessando a Avenida Brasil. A via já foi sinalizada com mudança de preferencial e agora está recebendo sinalização semafórica. O equipamento começou a ser instalado ontem (16), com previsão de entrar em funcionamento em até dez dias.

“A Rua Medianeira liga bairros da região norte ao sul/sudeste e, por ser uma via estruturada, se tornou a mais importante como rota alternativa no perímetro urbano para que os moradores evitem o intenso fluxo de veículos do anel viário no desvio do Trevo. No Bairro Pacaembu ela foi transformada em preferencial e do lado do Bairro Cataratas já funciona como preferencial em praticamente todo o trajeto, sendo uma alternativa para desafogar o trânsito do Viaduto da Rocha Pombo, com o desvio pela marginal da BR-467”, reforça a presidente da Transitar, Simoni Soares.

Saindo do Bairro Cataratas, por exemplo, a Rua Medianeira dá acesso aos bairros Presidente, Jardim Itália, Cascavel Velho e adjacências em poucos minutos.

Nova sinalização vertical

Esse trajeto da Medianeira para a região sul/sudeste e as demais vias alternativas já estão sinalizados e agora também contam com novas placas orientativas. Ao todo foram instaladas esta semana 14 placas baixas, verticais, nas principais vias que ligam uma região a outra. Hoje (17) a equipe de sinalização concluiu os trabalhos instalando duas placas em pórticos, sendo a primeira na Avenida Brasil, antes da Rocha Pombo, indicado o acesso a Foz do Iguaçu e a outra após Rocha Pombo, entre a Rua Martin Afonso de Souza - sentido centro/Trevo Cataratas, indicando o acesso à UPA Veneza via Olindo Periolo.

Confira as dicas

- Para quem está no Centro e segue para o Cascavel Velho, onde está localizada a UPA Veneza:

Opção 1: Avenida Brasil – Rua Martin Afonso de Sá – Rua Olindo Periolo e de lá acessa a Rua Áustria ou a Rua Comil para chegar à UPA Veneza.

Opção 2 - Rua Medianeira a partir da Avenida Brasil até a Rua Olindo Periolo e depois a Áustria ou a Comil.

Centro, via Av. Brasil – sentido Foz:

- Av. Brasil – Av. Rocha Pombo - Rua Waldemar Casagrande (via Lago Municipal). A dica é evitar a Rua Estados Unidos para não sair no Trevo da Portal.

Lago Municipal – sentido região sul:

- Avenida Rocha Pombo – Rua Olindo Periolo - Viaduto Olindo Periolo;

Região Sul (Cascavel Velho) – Centro:

- Para quem está na Rua Itália (principal via do bairro): Acessar a Rua Áustria e depois o Viaduto Olindo Periolo;

- No sentido inverso da Rua Itália, acessar a Rua Guilherme Cerioli;

- Evitar a utilização da Rua Veneza/Trevo da Portal.

Região Norte – Bairro Cataratas

- Melhor alternativa para a acessar o Centro e a região sul (UPA Veneza): Rodovia BR-467 (sentido Toledo) - Avenida Rocha Pombo - Rua Olindo Periolo.

Chame a Ouvidoria da Engenharia

A Ouvidoria de engenharia de trânsito da Transitar pode ser acionada para dúvidas e sugestões pelo telefone 98431-6370.

Notícias da mesma editoria