Ter opções não é liberdade
CBN Cascavel

Opinião

Ter opções não é liberdade

Por Gilson Aguiar em 22/08/2023 - 08:00

O que define a liberdade?

Ontem perguntava aos meus alunos se somos mais livres que nossos avós. Eles consideravam que sim. Que temos muito mais opções. Que podemos ser o que nós quisermos.

Mas, será que ter opções e ser o que antes não podíamos nos faz mais livres?

Pense comigo, hoje, grande parte das opções que temos são programadas e oferecidas diante de um conhecimento prévio dos seres humanos. Somos satisfeitos por um desejo que é programado para termos.

A vida de shoppings e supermercados

Se formos a um supermercado, ao shopping center, esta disposição inteligente das opções fica mais nítida. As coisas estão nos lugares para cumprir uma programação cujo principal objetivo é nos seduzir.

Nas redes sociais, no mundo digital, a programação carregada de opções tem o mesmo sentido, nos levar a escolher o que está programado. A diversidade é planejada e agimos como bichos condicionados dentro de um ambiente projetado.

Nossos dados estão à disposição. Pesquisa de perfis, tendências e interesses são feitas instantaneamente. Inúmeros dados ficam disponíveis para se estabelecer estratégias de lançamento de produtos e serviços.

Não há liberdade onde tudo é programado

A fama, aquilo que se deseja, ser conhecido e desejado, deve obedecer a uma lógica de disposição no mercado. Existe estratégia para isso. Lembrando que tudo é efêmero.

O que hoje está em alta, não vai durar para sempre e é importante que não dure. O que desaparece já teve seu glamour e deve abrir espaço para um novo bem, um novo desejo.

Que liberdade há nisso? Não há!

Por isso, nossos avós tinham menos escolhas, a vida era engessada e o futuro restrito, porém, o que se construía de opção era resultado do próprio esforço e não de manipulação. Era o resultado de uma luta para mudar o destino, fazer um novo caminho e não ter opções prontas e pré-estabelecidas.

 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria