Alucinado não é visionário
CBN Cascavel

Opinião

Alucinado não é visionário

Por Gilson Aguiar em 17/08/2022 - 15:53

“Progressista”, o que esta palavra te lembra? Ser progressista me parece um tanto “senso comum”. Está na bandeira do Brasil e foi inspirada na frase do “pai da Sociologia”, Augusto Comte. Inclusive, os marxistas são opositores do positivismo ferrenhamente. Denominado por eles uma tese mecanicista.

Mas, voltemos a palavra “progressista”. No Brasil há partidos de centro-direita que tem ela em sua sigla. A ditadura miliar usou este termo para definir a meta de desenvolvimento e considerava que era uma forma de combater os comunistas que desejavam o retrocesso.

Falando em comunistas, eles desapareceram. Os partidos de defesa das teses clássicas de Marx sumiram da vitrine e do holofote dos debates ideológicos. Para te falar bem a verdade, o que se tem mais perto da esquerda hoje é uma postura liberal, fundada em um Rousseau. O que os ferrenhos de esquerda chamam de perfumaria “pequeno-burguesa”.

Mas, porque estou insistindo sobre o uso da palavra “progressista”. É que agora, tem comentaristas, analistas políticos, educadores e alguns que se autodenominam pensadores de direita, que usam a palavra progressistas para identificar a esquerda.

Há até os alucinados que consideram que o movimento de esquerda é financiado por empresários capitalistas para implantar ditaduras no mundo e concentrar a riqueza. Ou seja, a ascensão de personagens políticos com Putin e Biden, líder russo e norte-americano, respectivamente, fariam parte da mesma trama.

O que é impressionante, quando me deparo com esta lógica, me lembro que antes eram encontradas em mesas de bar, na mente de em um deslocado mental, em um aluno desorientado de uma instituição de ensino superior, ou aquele chapadão inofensivo que poucos davam crédito, só os menos desavisados lhe davam atenção.

Agora, eles têm colunas em jornais, fazem palestras, comentam em rede nacional, são professores universitários, com mestrado e doutorado, líderes políticos e são chamados de mentes brilhantes. Este é o sinal da crise, a ignorância idolatrada e a limitação mental tida como sabedoria. As coisas realmente não vão bem.

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria