Temos que aprender mais sobre empreendedorismo. Vai além do óbvio.
Quando falamos de empreendedorismo a maiorias das pessoas lembra de empresas. De implementar uma empresa, de saber ser atuante no mercado de trabalho, fazer uma carreira, não perder oportunidades. É isso, também. Mas é mais.
Uma escola em Maringá, no norte do Paraná, vai implantar aulas de empreendedorismo. A intenção é ir além do óbvio. Preparar para a proatividade. O empreendedor é um líder nato. Não o que assume o cargo de liderança, mas aquele que a exerce pela necessidade. “Toma à frente”, como muitos dizem. Assume para si a responsabilidade de agir.
Organizar também é uma ação do empreendedor. Isso é fundamental quando pessoas necessitam se mobilizar diante de uma necessidade. É de pessoas empreendedoras a capacidade de promover a ligação entre pessoas convergindo em torno de uma mesma causa.
A cidadania ganha com o empreendedorismo. Ela pode ter um ser humano vital para a melhora da representação pública. Desde aquele que atua, fiscaliza, participa dos espaços de cidadania e pode ser um bom representante público. Empreender é muito mais...