Fazer o que se quer ou o que se deve?
CBN Cascavel

Opinião

Fazer o que se quer ou o que se deve?

Por Redação em 11/04/2025 - 15:00

Fazer o que se quer ou o que se deve?

É comum ouvirmos o conselho de que devemos seguir nossas paixões e trabalhar com o que amamos. No entanto, a realidade muitas vezes nos apresenta cenários onde a conveniência ou a rentabilidade se tornam fatores determinantes em nossas escolhas profissionais. Muitos se encontram em posições onde há perspectivas de crescimento ou ganhos financeiros, mesmo que não seja exatamente o trabalho dos sonhos.

As Alternativas Diante da Insatisfação

Diante dessa situação, o indivíduo se depara com um dilema: abrir mão da estabilidade e buscar a realização pessoal, arcando com as possíveis consequências financeiras e profissionais, ou adotar uma nova perspectiva em relação ao trabalho atual. A segunda alternativa envolve um esforço consciente para se envolver e se conectar de forma autêntica com as tarefas diárias, buscando a excelência na execução.

A Descoberta do Prazer na Eficiência

É surpreendente como muitos descobrem um prazer genuíno ao se dedicarem a realizar suas funções da melhor maneira possível, buscando a eficiência e a eficácia. A satisfação pode surgir da busca pela maestria e do aprimoramento constante.

A Mudança de Perspectiva e o Potencial do Presente

Muitos profissionais, como professores que inicialmente ingressaram na área por falta de outras oportunidades, percebem que o prazer no trabalho é construído na vivência diária, e não apenas na idealização de um futuro profissional perfeito. A busca incessante por um emprego idealizado pode nos cegar para as possibilidades de realização e satisfação no presente.

O Convite à Autenticidade

Portanto, o convite é para que cada um busque a autenticidade em sua atuação profissional, independentemente do contexto. Mesmo que o trabalho atual não corresponda ao ideal, é possível encontrar significado e prazer ao se dedicar a ele com empenho e propósito.

Se você se identificou com estas reflexões e deseja explorar outros comentários sobre temas relevantes do cotidiano, convido você a me seguir nas redes sociais, @gilsoncostaaguiar ou a visitar meu website em www.gilsonaguiar.com.br.

 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria