Inveja e o pacto entre o invejado e o invejoso
CBN Cascavel

Opinião

Inveja e o pacto entre o invejado e o invejoso

Por Gilson Aguiar em 30/08/2023 - 15:27

Inveja nossa de cada dia

Inveja, você já teve ou tem? O invejoso é uma pessoa cotidiana. Sempre nos dizem para tomarmos cuidado com eles, os invejosos. Porém, mais comum do que você imagina é ter um invejoso entre as pessoas com as quais você convive. Mais que isso, tem quem em um ato de sinceridade revela o invejo olhando diante do espelho. Já outros não, afinal tem muitos invejosos que não admitem o sentimento que tem.

Há, também, os defensores da inveja, os que consideram que ter este sentimento é algo bom. Mas, a inveja que move as pessoas, que as faz agir de maneira traiçoeira e caluniar o outro não é nada boa, não é uma atitude louvável.

Mas, o que é a “inveja”

Segundo o dicionário da língua portuguesa, disponível no mundo digital, a inveja é:

Desprazer causado pela felicidade ou pelo progresso de outra pessoa: ter inveja da prosperidade de alguém. Sentimento de cobiça da felicidade, da superioridade de outrem: ter inveja de alguém. Sensação ou vontade indomável de possuir o que pertence a outra pessoa: ela tem inveja do trabalho da outra; ele tem inveja do seu chefe. Objeto, os bens, as posses que são alvos de inveja: seu carro importado era a inveja dos vizinhos todos.

E na raiz da palavra, há uma definição precisa de como em sua origem está sua essência, segundo o mesmo dicionário, a palavra inveja deriva do latim "invidia", com o sentido de desgosto causado pela felicidade alheia.

E invejar não é ter ciúme, tem quem confunda o sentimento. Não podemos confundir o sentimento de perda do que se tem com desejar o que não é do outro e não se possui.

Quando a inveja é a busca do invejado

Pode parecer engraçado, mas há uma indústria de causar inveja. Sim, nesta sociedade do estético e da valorização da aparência, o que inveja deseja algo que o outro tem. E o outro tem por que causa a inveja em alguém.

Logo, há muitas pessoas que adquirem objetos pelo poder que ele tem de causar inveja. O sentimento de inveja que se propaga é meta para muitas pessoas. Ser invejado é um sonho que se realiza no consumo.

Mesmo a mídia associa muitos produtos ao desejo coletivo. Se faz a propaganda de bens para todos. O anúncio democrático que estimular a vontade de ter, sabendo que a grande maioria apenas invejará aquele que tem.

Esta cumplicidade entre o invejoso e o invejado é um acordo intermediado pelo interesse mútuo em alguns casos. Nesta sociedade, a do espetáculo e do consumo, mais do que se imagina.

Seria a inveja algo bom?

Muitas linhas da psicanálise consideram que a inveja pode ser um impulso para as pessoas buscarem suas realizações. Estimulado pelo que o outro tem, desejando reproduzir a vida do alheio, eu mudo a minha vida.

Por isso, há que defenda que se deve transformar a inveja em cobiça. Lutar arduamente para ter uma determinada posição, bens materiais, se destacar, chegar a uma certa condição de poder.

Isso é bom? Muitos consideram que sim.

Eu particularmente não considero que o desejo de alcançar certos objetivos na vida deva partir da inveja. O sentimento de invejar é muito mais falta de originalidade e carência de autoconhecimento. Também, acredito que o invejoso não tem amor-próprio, não tem nada que em si que se possa dar valor.

Por isso, se a inveja bater a sua porta, em vez de olhar para o que o outro tem, busque conhecer melhor quem você é, o que realmente te faz falta.

 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria