Líder não é um mandão
Adriana Lopes, uma ouvinte e seguidora no Instagram me perguntou sobre a liderança. Se ela é fruto de uma construção, de qualificação, ou existe uma liderança que é inata. Aquela que as pessoas têm em sua “natureza”, sua tendência de ser. Aquela que está impregnada no perfil e na conduta.
Minha cara Adriana, respondendo a você tendo seu questionamento como tema do meu comentário de hoje, quero começar considerando que temos que separar o que chamamos de característica inata daquela prática que se constitui desde de a infância da tendência do mando.
Não sei vocês, mas eu já conheci muita gente que tinha um péssimo hábito de mandar nos outros. dizer o que as pessoas tinham que fazer e se colocar à frente no comando de alguma tarefa a ser feita sem que alguém o elegesse, o considerasse ou o determina-se como um líder. Vamos chamar este perfil de ser mal educado, intrometido e mandão. Já dei três definições para um só perfil.
Entre a habilidade e o treino
Porém, há que se considerar, que há pessoas que se destacam em meio a um grupo com uma capacidade de influência e de resolução facilitadora. Aquele que está disposto a contribuir para que as tarefas deem certo e se coloca no apoio aos que devem executá-la, buscam melhorar a trajetória entre o ponto de partida e de chegada de uma atividade. Também conheci inúmeras pessoas que tinham esta prática, estes são líderes precoces, não são inatos.
Logo, a liderança é fruto de uma construção. Podemos estimular pessoas que não tem este perfil em seu histórico de vida, é possível exercer uma liderança sem uma trajetória que legitime a liderança. Os líderes podem ser preparados. Mas, como em tudo na vida, há que se querer e entender o potencial que se tem. Enfim, diria que todos podem, mas cada um deve saber do que é capaz. E isso, é outra história.
O que defendo, é que um líder se forma e todos podem exercer um cargo de liderança. Não o desempenharam da mesma forma. Nem há receita pronta para se ter um bom líder. Não existe uma regra, uma cartilha de condutas que fará de qualquer pessoa em qualquer condição um bom gestor.
Há contextos diversos e condições distintas que fazem um líder. Saber ser eficiente na facilitação e orientação, influência e organização diante de contextos específicos é que gera a eficiência de uma liderança.