Vamos começar pelo dicionário
Bem, no dicionário ela é descrita como “Situação que convém ou é apropriada para; circunstância oportuna.” Logo, as palavras conveniência e circunstância vem a calhar para explorarmos de forma mais profunda o significado.
Vamos começar pela conveniência, aquilo que convém é favorável. Porém, a outra palavra ajuda, tudo depende da circunstância. Assim sendo, será que sabemos definir o que é conveniente em uma determinada circunstância?
Vou explicar melhor, somos capazes de entender a condição que estamos vivendo para definir uma oportunidade? Temos claro o que temos e o que vamos perder caso optemos pelo que chamamos de mais conveniente?
Oportunidade pode te levar a lugar algum
Eu acredito que não. Sou daqueles incrédulos e descrentes no impulso do desejo imediato, da vontade de sair do lugar pelo simples sentimento intenso que a aparente oportunidade oferece. Quem não decide de momento pode perder o bonde? Você pode dizer que sim, mas vai que ele tem como destino um lugar ruim.
Por isso, pelo que argumentamos até aqui, considero que antes de “abraçar a oportunidade” aconselho a entender bem a “circunstância” e definir a “conveniência". Acredito que muitas vezes o que temos a perder pode ser maior do que o aparente ganho que se apresenta.
Sempre lembrando, temos que reconhecer uma oportunidade quando ela aparece. E, se for boa, não podemos abrir mão, deixar passar. Porém, antes de ficar a busca de uma oportunidade, de embarcar no que parece sedutor, é sempre bom saber onde se quer chegar e, principalmente, e o porque quer sair.