Biden desiste, o que já era esperado.
Joe Biden desistiu da candidatura à presidência dos Estados Unidos da América. Bom, o que isso tem relação conosco, até onde isso gera uma reflexão sobre o nosso contexto e o norte-americano ou estadunidense?
Deixa clara a tendência do Partido Democrata em escolher Kamala Harris, a candidata a vice de Biden como nova titular na corrida à Casa Branca. E o motivo é simples, ela representa uma parte considerável dos eleitores que não se identificam com Trump, negros, imigrantes e mulheres, minorias.
Os Republicanos devem forçar a linha do conservadorismo na defesa do nacionalismo, contra os imigrantes e na conduta conservadora. O interior estadunidense deve ser a grande âncora de Donald Trump, o já sacramentado candidato republicano.
Quais são as lições com a campanha presidencial estadunidense?
O atentado a Donald Trump deve contar a favor na busca de retornar à presidência. Nós tivemos uma experiência no Brasil onde a candidatura de Jair Bolsonaro ganhou impulso após ele sofrer um atentado.
A grande questão é, isso é o bastante? Quais serão os desdobramentos do debate presidencial.
Hillary Clinton perdeu para Trump nas urnas. O candidato republicano conseguiria uma segunda vitória com uma candidata?
Como não sou guru, nem adivinho, não poderia responder a esta questão. Mas, uma coisa é certa, ela será uma lição a mais para a campanha presidencial que o Brasil vai assistir daqui a dois anos.