Quem invade é invadido na internet
CBN Cascavel

Opinião

Quem invade é invadido na internet

Por Gilson Aguiar em 24/04/2023 - 15:54

Vivemos o tempo dos invasores. O que mais presenciamos rede sociais são as invasões a nossa privacidade e o nosso desejo de invadir a privacidade de alguém.

Nunca a vida pessoal das pessoas interessou tanto a tantos e nunca a vida de cada um foi exporta de forma voluntária. Sim, uma grande maioria das pessoas tem uma ou mais redes sociais.

Através dos dados da We Are Social e Meltwater é possível compreender a adesão dos brasileiros ao mundo digital e as plataformas de comunicação e exposição pessoal de conteúdo.

A rede mais conhecida é o WhatsApp. Ele tem hoje 93,4% dos que estão na internet. São nada mais nada menos que 169 milhões de brasileiros.

Em segundo lugar está o YouTube, com 142 milhões e o Instagram com 113,5 milhões.

Nossa vida está lá, para o bem e para o mal.

Exatamente neste mundo, uma grande parte das pessoas não sabe se comportar e nem sempre consegue respeitar o limite entre a exposição saudável ou excessiva. As redes sociais nos denunciam e podem ser um obstáculo.

Quantas já perderam oportunidades de trabalho por causa das redes? Inúmeras, uma imensa quantidade de pessoas. E elas geraram e estão gerando conteúdos contra si mesmas.

O mundo digital, a vida na virtualidade, pode nos trazer benefícios, contudo, não é a resposta para nossas carências afetivas, nossa busca de aprovação social. O que somos está nas relações mais próximas, físicas, reais, cotidianas.

O virtual pode nos fazer conhece multidões, mas há uma condição de convivência próxima, diária, pessoal, que nos é insubstituível e necessária. Sem ela, não se compensa o sentido de existir e viver.

Ou aprendemos a usar as redes sociais como um canal de comunicação com limites de privacidade ou vamos perder a nossa própria identidade e percepção do que realmente somos.

E isso é fácil de perceber, olhe quantas pessoas mentem nas redes sociais. Segundo um levantamento feito em 2019 pela revista Computer in Human Behavior, 84% das pessoas admitem já ter mentido na internet.

Não por acaso, segundo a mesma pesquisa, 98% não acreditam ou desconfiam das pessoas com quem se relacionam nas redes sociais.

Logo, a falta de confiança quando o mundo virtual é o único campo no qual você se relaciona. No faz de conta que corre pela rede mundial de computadores há um mundo que se deseja ter e que aos poucos destrói a consciência necessária de quem se é. 

Se deixar levar e viver pelas redes pessoais é um risco. Não deixe isso acontecer com você!!! Suas relações físicas precisam de sua atenção.

 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria