Recorde de mortos na pandemia, de quem é a culpa?
CBN Cascavel

Opinião

Recorde de mortos na pandemia, de quem é a culpa?

Por Gilson Aguiar em 26/02/2021 - 08:16

Sociedades são complexas. Difícil definir a culpa, há sim múltiplas responsabilidades. Da mesma forma que muitos contribuem para o aumento do problema há os que buscam a solução dele. Muitas variáveis em uma rede de dependência onde os fatos sociais refletem a cumplicidade dos fatos.

A pandemia do novo coronavírus é uma demonstração clara disso. Ontem tivemos que enfrentar o maior número de mortos em 24 horas, mais de 1,5 mil pessoas. O país já tem mais de 251 mil mortos pela Covid-19. De quem é a culpa? Como falamos, sociedades são complexas. 

A nossa, a sociedade brasileira, tem suas características peculiares. Temos em nossa formação uma distância imensa entre uma base social em condição de risco e pouco produtiva, um topo de pirâmide social com forte influência de mando e indisposta em sintonizar com o restante da sociedade.

Há uma dependência imensa da ajuda pública de grande parte dos brasileiros. Uma dificuldade de subsidiar a população quando se tem que suspender as atividades econômicas. Por isso, não somos a Europa. 

As contradições sociais, diante de uma crise, emergem de seus problemas históricos. Infelizmente eles se traduzem em números quando temos que encarar os efeitos da pandemia.

 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria