Com certeza você tem um idoso na família, claro que sim. Eles já representam mais de 13% da população brasileira. Olhe na sua identidade, você que está me ouvindo pode ser um dos que vão compor 40% da população brasileira com mais de 60 daqui há dez anos. O país está envelhecendo, mas as pessoas da terceira idade tem um jeito novo.
Uma das características desta mudança é o acesso à rede mundial de computadores, 25%. Cada vez mais plugados, a terceira idade está ativa e não só virtualmente. Já representam no país, levando com consideração os que tem mais de 50 anos, R$ 1,6 trilhão. Eles gastam cada vez mais e ainda chefiam suas famílias por muito tempo. 65% são chefes de família e a principal renda da casa. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Se por um lado a terceira idade está aberta a novas experiências, se prolonga, por outro, a presença no mercado de trabalho. Não é a idade que limita a vida das pessoas com mais de sessenta anos no país. A vida continua e deve continuar. Mais ativos do que nunca, a terceira idade é cada vez mais relativa.
Segundo o IBGE, em maio, quando as medidas de restrições se espalharam pelo país. A população com mais de 60 anos era de 7,7 milhões trabalhando no comércio ou em atividades de difícil distanciamento social. É, a terceira idade tem este lado, Eles estão em 34,5% dos lares brasileiros. 83% destes domicílios os idosos vivem com outras pessoas.
Porém, nem todos têm a mesma perspectiva de vida. Muitos estão em risco e vivem expostos a situações de falta de saneamento e dificuldades de renda. Se para uma parte da população a idade não é um limite, para outros ela significa restrições e marginalização.
Com a redução da natalidade nas pessoas com mais renda e escolaridade. Os idosos que terão netos estarão concentrados nas famílias de baixa renda. O futuro pode trazer um distanciamento ainda maior para aqueles que com renda tem uma família mais restrita pelo próprio planejamento familiar. Já, os que não tem renda, tendem a ter uma família maior, mas com condições mais limitadas de renda. Por isso, independente da sua idade, é preciso pensar no futuro. Mesmo que você já esteja chegando ou a caminho da terceira idade.