O senador Oriovisto Guimarães, do Podemos, defende um segundo turno com três candidatos. Segundo ele, o país precisa de uma terceira via. O senador acredita que não podemos ficar entre duas opções ruins e ter que escolher o menos ruim. Claro que Oriovisto está falando da tendência, segundo as pesquisas hoje, de que teremos o favoritismo do atual presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Para o representante do paraná, com três candidatos a população teria mais tempo para debater e poder ponderar mais opções. O atual cenário é desfavorável e acaba, segundo ele, levando o país a um destino de cartas marcadas. Já que considera que os dois líderes da pesquisa não demonstram uma boa escolha.
Tendo razão ou não, a proposta de uma emenda constitucional não resolve o problema. É apenas um remendo querendo encobrir o rasgo. Na democracia nossas opções demonstram como consideramos o governo e que liderança desejamos. A escolha é livre e não há como atender aos anseios de uns em detrimento de outros.
Ao eleger um determinado candidato, a população denuncia seus interesses em onde repousa suas esperanças. Se questionamos a escolha temos que questionar os critérios de quem escolheu.
Logo, se Lula e Bolsonaro geram indignação, os que estão indignados que lutem por uma possibilidade além destas. Se não conseguimos fazer com que um terceiro nome surja com força é resultado de um ambiente de busca pelo poder sem sensibilizar a intenção dos brasileiros. É melhor aceitarmos o que somos da forma como somos do que desejar fazer remendo para esconder nossas falhas.